inside header

Se a sua vida ou a de alguém que conhece foi tocada pela dor do aborto,

Vinha de Raquel

Um caminho para recuperar a paz interior

O meu Desconhecido de hoje está nas mãos de Deus

Marcelia Mikulska (Adaptado para ASSOCIAÇÃO VINHA DE RAQUEL)

Para onde me leva a angústia das minhas preocupações? Para onde dirigem a minha vida? Este ano está a correr melhor e com maior brilho e maiores bênçãos do que o ano que passou? O que tenho no fundo do meu coração? Onde preciso de ser curada? Prefiro dar a mão a Deus ou servir o meu ego, os meus prazeres e os meus medos?

Todas estas perguntas podem tornar-se decisivas; no entanto, estás a perguntar as mesmas coisas? Tens instrumentos para o teu desenvolvimento, para caminhar para a maturidade, para o crescimento e para o amor porque o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Foste criado para maior glória de Deus.

Então, para onde vou nesta ansiedade? Se Deus permanece e não me abandona, quais são os Seus planos para mim?

Não há dúvida de que Ele se revela “Na verdade, só o mistério da Palavra feita carne torna o mistério humano verdadeiramente claro... “Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e revela-lhe a sua altíssima vocação”. (Vatican II, Gaudium et Spes 22)

Para além disso, o psiquiatra de Viena e considerado existencialista definiu a própria transcendência como sendo um humano que dirige o seu olhar para alguma coisa maior do que ele próprio. Deves encontrar e amar este Alguém que te espera. “A qualidade essencialmente transcendente da existência humana torna o homem um ser que estende a mão para além de si próprio” (Frankl, 1997). Que desafio e privilégio ao mesmo tempo!

E no entanto, ainda receio tudo o que me é desconhecido? Quando sei que é o Senhor da Paz…?

Ele vem com o seu amor e chama-te Seu Filho. Pertences à família do Rei dos Reis. “Deus revelou o seu maior segredo:” O próprio Deus é uma permanente troca de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo e destinou-nos a fazer parte dessa troca”. (CCC 221) Esta consciência deve trazer paz e esperança. Aconteça hoje o que acontecer (perseguições, sofrimento, terrorismo, guerra, coerção, morte, seja o que for, ou seja qual for a nossa experiencia presente, nada há que possa mudar a nossa identidade e o desejo profundo por Deus. A tua esperança é a convicção de que a promessa de Deus se cumpre, independentemente daquilo que os nossos olhos vêem. Ele vem uma vez na sua misericórdia como o Cordeiro manso e na segunda vez na justiça, como o Leão de Judá para proteger os seus pequeninos. Estás protegido! Foste maravilhosamente criado. Deus vem com o poder de ajudar o homem na protecção da sua dignidade. Ele segura-te nas suas mãos sempre. O desconhecido dos tempos de hoje pode ser assustador e, não admira. No entanto, o nosso Deus é o Rei da Paz, o nosso Salvador. Deus está connosco! A consciência da sua mão protectora dá-nos esperança. Com Deus, estás preparado para qualquer contingência. Para que possamos confiar e ter esperança, temos de entregar as nossas angústias, mesmo as mais realistas e mensuráveis, na mão forte de Deus. Que se faça a Tua vontade! Sabes o que é melhor para mim. Talvez os meus desejos e planos não sejam bons para mim. O Teu plano para o meu futuro é bem organizado e edificante. Assim como Deus guiou Israel, também te guia a ti “na alegria da luz da Sua glória, com Sua misericórdia e a Sua justiça” (Bar 5: 9). Não é tarefa fácil, é certo, mantermo-nos do lado da verdade, especialmente no mundo de hoje. No entanto vale a pena! Mesmo quando te insultam e humilham, quando outros pensam que és inferior, Deus está lá e carrega-nos porque, nessas alturas, a melhor forma de acabar com o sofrimento é suportá-lo e experimentar a Sua Assistência Divina.

Por vezes, o sofrimento é tão grande que parece que o sangue, suor e lágrimas se misturam na dor do nosso coração. Parece que ninguém pode compreender o peso da nossa cruz. No entanto, Cristo sabe! E está presente na nossa frustração. Quer que nos identifiquemos com Ele. Ama e acompanha os pobres, os fora da lei, os pecadores, os aflitos, todos os que reconhecem a sua dependência de Deus. Ninguém consegue destruir a nossa alma e a nossa identidade. Como pessoas, cujo Rei ressuscitou, vamos transmitir aos outros uma esperança activa porque com Deus, mesmo o impossível se torna possível. Esperança. Que a nossa defesa seja plena de antecipação, fé e confiança. “..mas aqueles que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam” (Isaías 40,31).

Deus ordena-nos a espera. Maria e José esperaram o seu Bébé. Quando Ele nasceu, numa situação difícil, arriscada, perigosa, foi proclamado o Rei do Universo e o Senhor dos Senhores. Maria e José não o guardaram para si. Ofereceram-No a cada um de nós como o seu presnte mais precioso, perante o qual todo o joelho se dobra. Então, seguindo o exemplo da Sagrada Família, só nos encontraremos quando nos entregarmos aos outros com humildade, sabedoria e amor. “…o homem, única criatura sobre a terra a ser querida por Deus por si mesma, não se pode encontrar plenamente a não ser no sincero dom de si mesmo” (Gaudium et Spes 24). Maria e José mantiveram-se vigilantes porque tinham esperança. Quando José recebeu a mensagem para ir acordar Jesus que dormir, sabia que a Judeia era uma região perigosa e que os dias de rapazinhos bebés estavam contados. Herodes tinha medo mesmo sabendo que o poder estava nas suas mãos. Por outro lado, sabia de um Bebé ainda mais poderoso. José e Maria foram conduzidos pela sua fé “Todos os que acreditarem n’Ele não serão abandonados “(Rom 10). Não sabiam o que lhes ia acontecer mas tinham uma sólida esperança que lhes iluminava o seu caminho desconhecido. Acreditavam que Deus, seu Pai, os protegia porque “Tornam-se a imagem de Deus não tanto no momento da solidão quanto no momento da comunhão” (João Paulo II-AG de 14.11.1979).

Em conclusão, tudo é conhecido por Deus. Ele sabe que nos sentimos sós, conhece as nossas dores e frustrações, as nossas alegrias, bênçãos etc. Ele é o Pai que nos ama mesmo quando os Seus caminhos não são claros para nós. Vê mais longe do que nós e vem em nosso auxílio para nos salvar dos sentimentos de angústia e opressão.

“Tenho pensado muito na urgência de realizar coisas. Saber não é suficiente, temos de aplicar o nosso saber. Ter vontade não é suficiente, temos de realizar” (Leonardo da Vinci)